Caros irmãos,
Muita Paz!
Constata-se que a sociedade moderna vem sofrendo intensamente com o aumento considerável dos inúmeros tipos de dependência que surgem, inserindo-se nesse contexto a dependência cibernética, a dependência do consumo, a dependência de jogos, a dependência sexual, emocional, entre outras. Em especial, verifica-se a alarmante escalada dos índices de dependência provocada pelo “uso e abuso do consumo de substâncias químicas” dentre estas o álcool e o crack que vem arrebatando, dos nossos lares e instituições, as crianças e os jovens adolescentes, além do tabaco, dos barbitúricos, das anfetaminas, dentre muitos outros, utilizados pelo ser humano para preencher “o vazio” provocado pela falta de sentido na vida que assola nossa humanidade. Tais fatores, em geral, são engendrados nos erros e enganos da trajetória espiritual do ser, aprofundados nos desvios da educação dentro do lar, deficitária muitas vezes, bem como através da influenciação espiritual.
Observa-se que o fenômeno das dependências avança impiedosamente ante a imobilidade dos vários setores da sociedade que se acreditam, nestes dias, incapazes de fazer algo em favor dos que mais sofrem, e o resultado de todo este processo é a destruição de indivíduos, lares, famílias, em todas as classes sociais.
Dispondo a Doutrina Espírita de um manancial de ferramentas úteis ao consolo dos muitos irmãos que estão, momentaneamente, doentes da alma e do corpo, e tendo como principal objetivo a divulgação dos postulados do Consolador Prometido, que contribuem para o processo de educacional das almas, fazendo com que o homem saiba de onde vem, para onde vai e porque está na Terra, o Movimento Espírita não poderia ficar alheio a questões tão graves que nos afetam em todos os momentos de nossas vidas. Para tanto, precisamos, com urgência, nos engajar na luta contra este fenômeno que se transformou numa epidemia mundial.
Visando sensibilizar a todos e dar início a um programa de qualificação de trabalhadores das IEA para lidarem com as situações relativas a essa questão, o CEERJ estará realizando no dia 28 de maio de 2011 um Seminário sobre Dependências, com o tema: “A Responsabilidade Social do Movimento Espírita na Questão das Dependências”, onde serão abordados assuntos ligados aos diversos tipos de dependência que vulnerabilizam o indivíduo e as famílias, incluindo o “uso e abuso do consumo de substâncias químicas”.
Para que tenhamos sucesso na realização desta proposta, precisamos contar com a imprescindível colaboração desse Conselho na divulgação deste convite, bem como na sensibilização dos representantes das IEAs para a relevância de promover mobilização junto ao movimento local para garantir a adesão do maior número possível de tarefeiros e jovens ao evento.
Certos da V. preciosa colaboração agradecemos,
Fraternalmente,
Diretoria Executiva CEERJ.
INSCRIÇÕES ATRAVÉS DO E-MAIL secretaria@ceerj.org.br , até o dia 25/05/2011.
Mais informações, clique aqui.
0 comentários:
Postar um comentário
Os comentários deste Blog serão analisados pela nossa equipe de moderadores.
Serão excluídos todos os comentários que causem ofensas, não sejam relacionados aos Posts e que não respeitem os termos de uso.