Educação da criança no lar

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A Dificuldade de Entendimento Doutrinário
na Educação da Criança no Lar

(Textos selecionados por Walter Barcelos – Março de 2011 – Uberaba – MG)

1 – A Influência Moral dos Pais e a Teoria da Relatividade
A ENORME DIFICULDADE na aceitação racional, sentimental e pacífica, por grande parte dos irmãos espíritas a respeito da GRANDE LEI MORAL E ESPIRITUAL, ensinada pelo Espiritismo, da influenciação das energias mentopsíquico-intelectoafetomoral na EDUCAÇÃO DA ALMA DAS CRIANÇAS pelos GENITORES, no ambiente do LAR; é muito semelhante à IMENSA DIFICULDADE que se depara esmagadora maioria de nós leigos em ENTENDER com facilidade e profundidade a TEORIA DA RELATIVIDADE de Albert Einstein. 
Walter Barcelos
(Uberaba – MG - março de 2011)

2 - A Palavra Abalizada dos Espíritos Superiores sobre a Educação da Criança no Lar
2.1Mapas de inclinação e conduta dos pais:
“A maneira de alguém que recebe esse ou aquele tipo de educação em estado de sonolência, o Espírito reencarnado, no período infantil,
recolhe dos pais os mapas de inclinação e conduta que lhe nortearão a existência...”
 André Luiz
 (Mecanismos da Mediunidade, Francisco C. Xavier – cap. XVI – “Fenômeno Magnético da vida humana” – pág. 106-107 - editora FEB)
2.2 – Filhos pequeninos transformam-se em médiuns dos genitores:
“Contudo, via de regra, a maioria esmagadora de Inteligências encarnadas retratam psicologicamente aqueles que lhes deram o veículo físico, transformando-se, por algum tempo, em instrumento ou médiuns dos genitores, à face do ajustamento das ONDAS MENTAIS que lhes são próprias, em CIRCUITOS CONJUGADOS, pelos quais PERMUTAM ENTRE SI os AGENTES MENTAIS de que se nutrem.” 
André Luiz 
(Mecanismos da Mediunidade, Francisco Cândido Xavier – cap. XVI – “Fenômeno Magnético da vida humana” – pág. 107 - editora FEB)
2.3Moldes mentais dos pais:
“Os pequeninos acham-se deste modo, à mercê dos MOLDES ESPIRITUAIS dos que lhes tecem o berço ou que lhes asseguram a escola, assim como a argila frágil e viva ante as idéias do oleiro.”
 Emmanuel  
(Pensamento e Vida, Emmanuel – Francisco Cândido Xavier, cap. 13 – “Filhos” – pág. 67 - Editora FEB)
2.4 Mente infantil e a lente da máquina fotográfica:
“A objetiva, que na máquina dessa espécie é constituída por um sistema de LENTES APROPRIADAS, capazes de colher imagens corretas sobre recursos sensíveis, é representada na MENTE INFANTIL por um espelho renovado em que se conjugam VISÃO e OBSERVAÇÃO, ATENÇÃO e MEDITAÇÃO por LENTES DA ALMA, absorvendo os REFLEXOS DAS MENTES que a RODEIAM e fixando-os em SI PRÓPRIA, como ELEMENTOS BÁSICOS DE CONDUTA.” 
Emmanuel
(Pensamento e Vida, Emmanuel – Francisco Cândido Xavier, cap. 13 – “Filhos” – pág. 66 - Editora FEB)
2.5 O magnetismo indutivo da palavra e ação dos pais:
“É que a VOZ e a AÇÃO PRÁTICA jazem impregnadas do MAGNETISMO INDUTIVO que se desprende da REFLEXÃO IMEDIATA, operando significativas TRANSFORMAÇÕES para o bem ou para o mal, segundo a natureza que lhes personaliza as manifestações.” 
Emmanuel
(Pensamento e Vida, Emmanuel – Francisco Cândido Xavier, cap. 13 – “Filhos” – pág. 66 - Editora FEB)
2.6 – O Ensino e Exemplificação das Leis Morais do Evangelho:
“É assim que TODA CRIANÇA, entregue à nossa guarda, é um VASO VIVO a arrecadar-nos as IMAGENS DA EXPERIÊNCIA DIÁRIA, competindo-nos, pois, o dever de traçar-lhe noções de JUSTIÇA e TRABALHO, FRATERNIDADE e ORDEM, habituando-a, desde cedo, à DISCIPLINA e ao EXERCÍCIO DO BEM com a força de nossas demonstrações, sem, contudo, furtar-lhe o clima de otimismo e esperança.” 
Emmanuel
(Pensamento e Vida, Emmanuel – Francisco Cândido Xavier, cap. 13 – “Filhos” – pág. 68 – 9ª edição - Editora FEB)
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